Notícias da Dufrio

Assessoria Imprensa

Planejamento é o que faz uma boa Black Friday

por Sheila Meyer • 2 de dezembro de 2019 • 02/12/2019 Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Pinterest

Bastidores do evento na Dufrio revelam que os detalhes pensados com antecedência, organização e ações de bem-estar mobilizaram a empresa toda. Expectativa de duplicar atendimentos e vendas em relação à edição de 2017 foi alcançada.  

As notícias sobre resultados da Black Friday 2019 no Brasil são praticamente unânimes quanto aos números positivos com projeções econômicas que moveram o varejo nacional para um saldo melhor do que se imaginava. Nos bastidores da Dufrio, os primeiros levantamentos também indicam sucesso da promoção e em vários sentidos.

Com uma equipe de 120 pessoas envolvidas diretamente no evento, é possível afirmar que o crescimento, comparado às experiências de 2017 e de 2018, bateu 140% a meta estabelecida para o período. Há dois anos, quando participou pela primeira vez da Black Friday, a Dufrio havia mobilizado apenas 30 colaboradores. De lá para cá, o que ocorreu não foi apenas o aumento do volume de vendas e do atendimento aos consumidores. Com seis meses de preparação  para a data Black Friday, o e-commerce da Dufrio cresceu como negócio.

Hoje, essa área das vendas compõe com a rede de 22 lojas físicas em 12 Estados Brasileiros, um complexo que é referência nacional no varejo e atacado especializado em refrigeração, ar-condicionado, climatização, peças e acessórios, câmaras frias, linha branca, frio alimentar, linha de ferramentas, eletrodomésticos, eletroportáteis e eficiência energética a partir de placas fotovoltaicas.

“A partir de um bom planejamento, conseguimos realizar a Black Friday 2019 respeitando o propósito pelo qual ela foi criada. Na Dufrio não se trata só de uma grande promoção com preços reduzidos. Há toda uma estrutura pensada para não decepcionar ninguém e entregar exatamente aquilo que os consumidores esperam, no prazo combinado e com segurança e a facilidade que a internet deve ter”, comenta Guillermo Zanon, vice-presidente da Dufrio.

Nesse planejamento mencionado por ele, as equipes de compras, vendas, logística e infra-estrutura, tecnologia da informação, financeiro, jurídico, recursos humanos, relacionamento e marketing se envolveram por completo. Além de garantir os produtos anunciados na promoção, houve um comprometimento junto aos fornecedores. “Alinhamos os estoques para garantir que as entregas se cumprissem com rigor. Nos aproximamos de marcas líderes e tivemos um engajamento surpreendente nas horas-chaves da Black Friday”, complementa Zanon.

Redes sociais, sorteios e prazer em trabalhar

Entre alguns dos planos que a Dufrio executou para o sucesso da Black Friday 2019 estão o uso das redes sociais, principalmente Instagram e Facebook. Com a transmissão em “live” diretamente de uma sala de concentração e negociações, foram ativadas ofertas com descontos, sorteios para os consumidores, informações e conteúdo técnico, brincadeiras e interação direta com o público em geral.

Toda essa estrutura foi montada na matriz da Dufrio, em Porto Alegre. No espaço, os colaboradores escalados cuidadosamente em horários alternados, conseguiram se revezar de tal forma que, entre os dias 28 e 29 de novembro, nenhum atendimento deixou de ser feito em todos os canais: internet, telefone fixo, celulares e até mesmo nas lojas físicas em seus horários normais. “O bem-estar para as equipes fazia parte do planejamento desde o início. Motivação não se dá somente com os parabéns no final. Além de cumprir as bonificações, claro, gostamos que todos se sintam parte da empresa”, resume o vice-presidente.

Alimentação, hidratação, relaxamento, música e cenário temático foram algumas das questões que ajudaram no clima interno da Black Friday. Antes disso, no dia 09 de novembro, uma espécie de convenção interna reuniu toda a equipe em um evento especial de integração. Com a palestra “Como formar um vendedor mágico”, o mágico conhecido como Paul&Jack apresentou sua tradicional hora motivacional com várias dicas e insights de como as pessoas que trabalham com vendas podem se tornar profissionais exemplares, sendo corretos, estimulantes, vibrantes e descobrindo talentos.

“Esses dias foram de muita energia. Convivemos mais horas, conversamos mais, tivemos criatividade e a oportunidade de demonstrar o quanto valorizamos cada canal de contato com os clientes, cada questionamento e interação de e-commerce ou presencialmente nas lojas”, finaliza Zanon.

O melhor ano no Brasil

Mesmo com todas as perspectivas e análises econômicas brasileiras indicando lenta recuperação e cautela no comportamento dos consumidores, as vendas on-line de 2019 na Black Friday somaram algo como R$ 3,2 bilhões e avançaram 23,6% na comparação com a edição de 2018, de acordo com um levantamento da Ebit|Nielsen divulgado no dia 30 de novembro, um dia após o evento. O levantamento também mostrou que houve uma pequena redução no ticket médio das compras realizadas pelos consumidores. Neste ano, os brasileiros tiveram um gasto médio de R$ 602, o que representou uma queda de 1,1% na comparação com 2018 (R$ 608).

 

Informações para a imprensa:

Dufrio: Sheila Meyer – (51) 99977-9966 – sheila@milim.com.br
Instagram e Facebook: @dufriorefrigeracao


Sobre a empresa Dufrio: 
É uma empresa brasileira de origem gaúcha, estabelecida há 22 anos no mercado. Trata-se de uma das mais importantes redes de varejo e atacado do Brasil, especializada na venda e distribuição para consumidores residenciais e empresariais nos segmentos de ar condicionado, refrigeração comercial, câmaras frigoríficas, linha branca, frio alimentar, linha de ferramentas, eletrodomésticos, eletroportáteis e eficiência energética a partir de placas fotovoltaicas. Seus canais de acesso somam 23 lojas em 12 estados e o e-commerce próprio (www.dufrio.com.br). Possui também 5 centros de distribuição em regiões estratégicas, o que permite entrega rápida em todo o Brasil, e conta com mais de 1.900 colaboradores. Em 2018 ultrapassou a barreira de R$ 1 bilhão de faturamento. Atende seus diferentes públicos consumidores, bem como profissionais instaladores e revendas, com respeito e comprometimento, variedade, qualidade e agilidade nos diversos negócios em que atua. A Dufrio apresenta gestão inovadora e crescimento sustentável porque mantém relações diretas com fornecedores e parceiros.

Veja Também

Dufrio e Secretaria da Saúde de São Leopoldo no Correio do Povo

ABC do ABC informa sobre nova unidade da Dufrio na sua região

Instituto do Câncer Infantil recebe doação especial da LG e Dufrio

0 Comentário

Deixe o seu comentário!

Acesse agora nosso site e veja as melhores promoções